Salada de beterraba ralada e repolho roxo. A beterraba é uma estrela inesperada nesta salada vibrante, e um molho de tahine misturado com limão e alho está longe de ser tradicional. O resultado são camadas de doçura e sal, brilho e riqueza, e texturas contrastantes. Cada componente pode ser feito com antecedência e misturado antes de servir.
Ingredientes (Salada de Beterraba Ralada e Repolho Roxo)
Para as beterrabas
- 450g de beterraba vermelha, topos aparados
- 1 xícara de vinagre de maçã
- 2 dentes de alho, aparados e cortados ao meio
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de sal
Para os cajus
- 2 colheres de chá de xarope de bordo puro
- 1/4 colher de chá de sal marinho fino
- 3/4 xícara de castanha de caju
- 4 colheres de chá de sementes de gergelim preto ou branco
Para o molho
- 1/4 xícara de suco de limão
- 1 colher de chá de alho picado
- 3/4 colher de chá de cominho em pó
- 1-1/4 colher de chá de sal marinho fino
- 1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
- 1 colher de sopa mais 2 colheres de chá de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de tahine, bem mexido
Para a salada de repolho
- 5 xícaras de repolho roxo picado
- 2 a 3 cebolinhas, em fatias finas
- 2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca picadas; mais para enfeitar
- 1 colher de sopa de sementes de gergelim preto ou branco; mais para cobertura
- Sal marinho fino
Modo de Preparo
Prepare as beterrabas
Primeiramente, coloque as beterrabas em uma panela média com água suficiente para cobrir. Adicione o vinagre, o alho, a folha de louro e o sal e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe, mas parcialmente coberto, até que as beterrabas estejam macias, por cerca de 35 a 50 minutos. Deixe esfriar, depois corte as pontas do caule e descasque.
Enquanto isso, em uma tigela média, rale as beterrabas contra os furos grandes de um ralador de caixa e reserve.
Faça as castanhas
Em uma tigela média, misture o xarope de bordo e o sal. Aqueça uma frigideira média em fogo médio-baixo. Adicione as castanhas de caju e torre até dourar e dourar, mas mexendo sempre, por cerca de 4 minutos. Adicione as sementes de gergelim e toste até perfumar, mas mexendo sempre, por cerca de 30 a 60 segundos. Em seguida, trabalhando rapidamente, transfira as castanhas de caju e as sementes de gergelim para a tigela e misture. Retorne a mistura de nozes para a panela e toste, mas mexendo sempre, até que o revestimento de bordo fique levemente dourado e perfumado, por cerca de 60 segundos a mais. Logo depois, espalhe em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe esfriar completamente. Pique o suficiente para render cerca de 1/2 xícara.
Faça o molho
Logo depois, em uma tigela média, misture o suco de limão, alho, cominho, sal, flocos de pimenta vermelha e açúcar mascavo. Deixe repousar 10 minutos. Misture o tahine e 2 colheres de sopa de água. Continue a diluir o molho com água, mas se necessário, adicionando 1 colher de sopa de cada vez, até 1/3 de xícara no total.
Monte a salada
Atire as beterrabas em cerca de 1/4 xícara do molho para cobrir uniformemente.
Em seguida, em uma tigela grande, misture o repolho, a cebolinha, a hortelã e as sementes de gergelim. Misture com outro 1/4 xícara de molho até ficar bem revestido. Adicione as beterrabas e misture novamente. Enquanto isso, tempere com sal a gosto e adicione mais molho se desejar. Antes de servir, adicione as castanhas de caju picadas e misture.
Em conclusão, transfira a salada para uma tigela rasa e cubra com uma generosa pitada de sementes de gergelim, castanha de caju e folhas de hortelã adicionais. Sirva com molho adicional ao lado.