Torradas de sardinha carbonizadas com passas. Existem duas chaves para o sucesso deste prato. O primeiro é o pão. Uma fatia grossa de torrada é uma obrigação para suportar o peso das coberturas, e um pão integral ou sem sementes é altamente recomendado para o sabor de nozes. A segunda chave é conseguir uma boa carbonização nas sardinhas, o que ajuda a eliminar a cremosidade do creme de leite e a gordura do presunto.
Ingredientes (Torradas de Sardinha Carbonizadas com Passas)
- 1 xícara de vinagre branco
- 3/4 xícara de açúcar, dividido
- 1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
- 3/4 xícara de passas douradas
- 1 chalota grande, cortada em anéis de 1/2 cm
- 1 colher de sopa de azeite; mais se as sardinhas forem embaladas em água
- Sal
- 1 colher de sopa de sementes de mostarda tostadas ou sementes de alcaravia tostadas
- 1 xícara de vinagre de xerez
- 3 latas de 120g de filés de sardinha sem pele e sem osso
- Pimenta preta moída na hora
- 1/2 xícara de creme de leite
- 2 fatias de 3 cm de pão semeado, torrado
- 60g a 120g de serrano em fatias finas
- Folhas frescas de salsa lisa, para decorar
- Cebolinha fresca, cortada em pedaços de 3 cm, para enfeitar
- Flocos de pimenta vermelha esmagados, para guarnecer
- Fatia de limão, para servir
Modo de Preparo
Primeiramente, em uma tigela pequena, misture o vinagre e 1/4 xícara de açúcar até que o açúcar se dissolva. Adicione os flocos de pimenta vermelha e as passas. Além disso, coloque em um recipiente hermético e deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
Em seguida, coloque uma grade no terço superior do forno e pré-aqueça o frango. Em uma assadeira forrada com papel alumínio misture as chalotas, mas com azeite e uma pitada de sal para cobrir. Grelhe 2 a 3 minutos. (Observe atentamente como as chalotas vão queimar rapidamente.) Retire do forno e deixe esfriar.
Logo depois, em uma frigideira seca de ferro fundido, toste as sementes de mostarda ou sementes de cominho em fogo médio-baixo até perfumar. Deixe esfriar. Em outra tigela pequena, bata o vinagre de xerez e o restante da 1/2 xícara de açúcar, mas até que o açúcar se dissolva. Adicione as sementes torradas e chalotas carbonizadas resfriadas. Marinar pelo menos 30 minutos.
Pré-aqueça o frango superior. Coloque os filés de sardinha em uma assadeira forrada com papel alumínio. Se as sardinhas foram embaladas em água, regue levemente com azeite. Polvilhe com sal e pimenta preta. Grelhe de 13 a 15 centímetros do calor, mas por cerca de 5 minutos. Vire e grelhe até que as sardinhas estejam crocantes, mas não queimadas, por cerca de 3 minutos a mais. Deixe esfriar completamente.
Enquanto isso
Posteriormente, usando um garfo, lasque as sardinhas em uma tigela média. Adicione o creme de leite e 1/4 xícara de cebola em conserva escorrida. Dobre delicadamente a mistura, tomando cuidado para não desmanchar ainda mais as sardinhas.
Em conclusão, corte cada fatia de torrada ao meio e cubra cada metade com uma quantidade generosa da mistura de sardinha e creme de leite. Cubra com as fatias de serrano, as passas em conserva escorridas e as cebolinhas escorridas restantes. Decore com salsa, cebolinha e flocos de pimenta vermelha. Esprema o suco de limão fresco.