Tortas de Manteiga Douradas

Tortas de Manteiga Douradas

Tortas de manteiga douradas. Estas tortas de manteiga são baseadas nas receitas da avó. Eu uso meia manteiga na minha massa para dar sabor, mas guardo a banha na memória dela e na receita original. Dito isto, a manteiga cheia está longe de ser uma coisa ruim. Suplementos para tortas de manteiga são um ponto de debate apaixonado, eles podem ser deixados simples ou incluir passas, nozes, chocolate ou coco. Sinta-se confiante para torná-los seus.

Ingredientes (Tortas de Manteiga Douradas)

Para a pastelaria

  • 2-1/2 xícaras (320g) de farinha de trigo, além de mais para enrolar
  • 2 colheres de chá de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara (115g) de manteiga sem sal, fria, em cubos, e mais para untar
  • 1/2 xícara (115g) de banha, fria, em cubos
  • 1 colher de chá de vinagre de malte
  • Água gelada, conforme necessário

Para o recheio

  • 1/4 xícara (58g) de manteiga sem sal, amolecida
  • 3/4 xícara (150g) de açúcar mascavo claro
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara (120 ml) de milho escuro ou xarope de bordo
  • 2 colheres de chá de pasta de fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de vinagre de malte
  • 1/2 xícara (58g) de nozes torradas e picadas
  • 1/2 xícara (85g) de passas douradas, mergulhadas em água quente e bem escorridas
  • Pó de pérola para decoração, opcional

Modo de Preparo

Faça a pastelaria

Em um processador de alimentos, pulse a farinha, o açúcar e o sal. Retire a tampa, mas espalhe a manteiga e a banha sobre os ingredientes secos, feche e pulse novamente até que a gordura seja cortada em pedaços grandes do tamanho de ervilhas, por cerca de 8 pulsos. Adicione água gelada suficiente ao vinagre para fazer 1/2 xícara (120ml) total. Com o motor funcionando e em um fluxo fino e constante, despeje os líquidos pelo tubo de alimentação. Pare a máquina assim que a massa se juntar; o som do processador mudará à medida que muda. Você pode não precisar de toda a água ou pode precisar de um pouco mais. Você quer hidratar a massa, mas não deixá-la úmida. A mistura deve ser quebradiça e leve, e apenas manter-se unida quando espremida. 

Vire a massa em uma grande cruz de filme plástico e use o filme para moldá-la em um disco. Embrulhe bem e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou até 1 dia antes de usar. A massa também pode ser congelada por até 2 meses.

Em seguida, coloque um rack no terço inferior do forno e pré-aqueça a 200° C. Trabalhando com metade da massa de cada vez, enrole para uma espessura escassa de 1/2 centímetro em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Usando um cortador de biscoito de 9 a 10 centímetros, corte 6 círculos de massa. Resfrie em uma assadeira forrada de pergaminho enquanto rola e corta a segunda metade da massa. Adicione-os à assadeira e leve à geladeira por mais 5 minutos.

Na pastelaria não esqueça

Unte levemente uma forma de muffin padrão de 12 xícaras. Retire uma das rodadas geladas, mas começando com as que esfriaram por mais tempo. Encaixe suavemente em um dos copos da forma de muffin, dobrando conforme necessário. Repita com as rodadas restantes. Coloque a forma de muffin na geladeira enquanto faz o recheio. Coloque uma assadeira vazia no forno para pré-aquecer.

Faça o recheio

Derreta a manteiga em uma panela média em fogo baixo. Retire do fogo. Usando uma espátula de silicone ou colher de pau, bata a manteiga e o açúcar. (Não use um batedor ou batedeira elétrica, pois eles incorporarão ar, o que cria um acabamento espumoso.) Misture o ovo até incorporar. Adicione o xarope de milho, a pasta de fava de baunilha, o vinagre de malte e o sal. Mexa até que apenas combinado.

Em seguida, divida as nozes e as passas uniformemente entre as cascas de torta vazias. Despeje o recheio por cima. (As conchas estarão cerca de dois terços cheias.)

Coloque a assadeira na assadeira quente no forno. Asse por 10 minutos e, em seguida, reduza a temperatura do forno para 190° C. Continue assando até que a massa esteja dourada e o recheio esteja borbulhando nas bordas, mas por cerca de 12 a 15 minutos a mais. Deixe esfriar na assadeira por 10 minutos e, em seguida, passe uma pequena espátula ou uma faca fina ao redor da borda para evitar que grude. Sirva quente ou deixe esfriar em temperatura ambiente na forma.

Para dar às tortas um brilho sutil, mergulhe um pincel seco em pó de pérola ou brilho e, em seguida, destaque suavemente os pontos altos do recheio e da crosta.

Armazenar até 4 dias em um recipiente hermético na geladeira. Sirva frio ou em temperatura ambiente (preferencialmente).